O Programa de Pós-Graduação em Neurociência (NGP) da UTMB, estabelecido em 1981, foi o primeiro Ph.D. programa de neurociência no Texas. O rico programa interdisciplinar de trabalho e pesquisa do curso oferece uma educação internacionalmente competitiva que aumenta a capacidade do aluno de se tornar um contribuinte acadêmico e produtivo para o nosso conhecimento da função do sistema nervoso e dos mecanismos de doença.
Prevê-se que nossos graduados se tornem pesquisadores e / ou professores no campo da neurociência em instituições acadêmicas, indústria, biotecnologia ou governo. O programa foi elaborado para ser rigoroso, mas flexível e explicitamente multidisciplinar. A pesquisa pode ser feita em áreas que variam de moléculas a membranas excitáveis e comportamento, usando preparações que variam de culturas de células a gânglios isolados e fatias de cérebro a sistemas nervosos intactos de invertebrados e vertebrados.
Os alunos são expostos a uma base ampla e integrada de cursos em ciências biomédicas e a conceitos neurobiológicos fundamentais. Eles também ganham exposição a técnicas experimentais modernas: imunocitoquímica, imagem de células vivas, microscopia eletrônica e confocal, imagem baseada em ressonância magnética nuclear; métodos eletrofisiológicos de registro extracelular e patch clamping; métodos moleculares, bioquímicos e farmacológicos para identificar e caracterizar drogas e alvos de drogas, neurotransmissores, peptídeos, fatores de crescimento, receptores, chaperonas e outras moléculas de sinalização intracelular; imunológico, cultura de células e uma infinidade de ensaios comportamentais. As principais áreas de força de pesquisa no programa incluem neuroplasticidade, aprendizagem e memória; mecanismos de dor, lesão neural e trauma cerebral; abuso e dependência de drogas; distúrbios neurodegenerativos (Alzheimer, Parkinson, ALS); outras condições e distúrbios que afetam o sistema nervoso.
Nosso objetivo é formar neurocientistas que tenham uma ampla base de experiência com habilidades experimentais modernas e conhecimentos abrangentes da organização, estrutura e funções dos sistemas nervosos e que busquem explorar mecanismos celulares e moleculares de funções e distúrbios importantes do sistema nervoso.