Em 1996, o Comité Permanente dos Bispos do Congo aprovou uma nova organização de estudos na Faculdade de Teologia, que entrou em vigor em Outubro do mesmo ano. A reforma teve sua partida da revisão do departamento de teologia do programa e humanidades cujos dupla inicial objetivo era na formação teológica de religiosos e leigos estudantes que não são destinados ao sacerdócio, e de inculturação evangelho por meio da integração, na educação teológica, humanidades atenta ao meio ambiente e tradições culturais.
Sem abandonar essas duas preocupações, a Comissão Permanente dos Bispos reafirma que a Igreja precisa de leigos treinados em teologia, e salientou que a formação destes deve ser o mesmo que para os sacerdotes (exceto, é claro, assuntos relacionados com o ministério sacerdotal). Não haverá nenhum programa especial para leigos nem sacerdotes. Para todos, será o mesmo em todos os níveis: Diploma, Degree, Diploma (DEA), PhD.
Além disso, toda a teologia ensinou na Faculdade deve ser inculturada; treinamento humanas intrínsecas à teologia é imposta a todos os estudantes de teologia e isso, em cada nível.
A Faculdade de Teologia pretende não só formar especialistas para a educação teológica nas universidades, os Grandes seminários e Escolasticados mas também a formação de pessoal competente para a animação teológica, apostólico, pastoral e litúrgica dentro das comunidades religiosas e Christian.
Não existe dentro desta Faculdade quatro direções:
bíblico
dogmático
moral
pastoral
O treinamento básico abrange dois ciclos: 3 anos de pós-graduação e 2 anos de graduação. O programa de grau teologia pode ser completado por um dos agregação de ensino secundário de grau mais elevado que dá direito ao licenciado para ensinar nas escolas secundárias.
A nível de pós-graduação, os alunos podem adquirir os graus de Doutoramento em Teologia, Doutor em Teologia e Professor Associado de Ensino Superior em Teologia.
Propédeutique Filosófica (= LMD preparatória)
objetivos educacionais
A propedêutica visa dar uma base filosófica para os alunos que pretendam realizar estudos teológicos. Em um ano, os candidatos estão preparados para enfrentar esses estudos fundamentais por cursos de filosofia e alguns cursos de humanidades. Durante o primeiro ciclo de teologia, os candidatos do propedêutico ainda seguem dois cursos complementares na história da filosofia.