Faculty of Humanities, Charles University
Introdução
Originalmente fundada como Instituto de Educação Liberal da Charles University em 1994, a Charles University Faculty of Humanities ganhou total autonomia acadêmica em 2000. Foi estabelecida para fornecer programas de estudo nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado que anteriormente não estavam disponíveis na universidade .
Sob a liderança do Reitor Professor Jan Sokol, Ph.D., o ex-ministro da Educação e candidato à presidência da República Tcheca em 2003, a escola desenvolveu vários programas progressivos que responderam a importantes necessidades de transição.
A base de seu trabalho é o Programa de Bacharelado em Artes Liberais e Humanidades , oferecendo aos alunos uma escolha individual sem precedentes na seleção de cursos em artes teóricas e aplicadas de filosofia, história, ciências sociais e línguas.
Recursos especiais, pesquisas, projetos interessantes:
Existem três áreas principais de pesquisa acadêmica na Faculdade de Humanidades: filosofia, antropologia e ciências sociais aplicadas. A pesquisa em filosofia está focada em duas áreas: Fenomenologia e Semiótica . Os campos de pesquisa associados incluem as relações mútuas de ação, criatividade e retórica em áreas como ética ou política, mas também na filosofia da arte e estética.
O campo das Ciências Sociais Interdisciplinares inclui a sociologia do conhecimento, das instituições e das organizações, estudos de gênero, estudos da sociedade civil e do setor civil, estudos de gestão e supervisão em organizações prestadoras de cuidados.
A área de pesquisa da Antropologia é composta pela Antropologia Cultural, Social e Histórica. O núcleo deste campo de pesquisa acadêmica são as formas de comportamento humano e de ação e cognição (social), não apenas em termos de suas determinações tipológicas (no sentido do processo de hominização), mas também em termos de suas características históricas, culturais, sociais, contingência e variabilidade geracional e de grupo.
A Faculdade de Ciências Humanas esteve recentemente envolvida em 5 projetos internacionais de pesquisa e desenvolvimento, nomeadamente Educação para a Cidadania Intercultural Democrática + (EDIC +) (Erasmus +: KA2, Cooperação e Inovação para Boas Práticas 2016-2019), o Programa de Pesquisa Tcheco-Norueguês, Noruega Grants , 2015-2017), Novas Comunidades de Interpretação: Contextos, Estratégias e Processos de Transformação Religiosa no Final da Idade Média e na Europa Moderna (Ação COST, 2013-2017), Reforçando as capacidades dos Europeus através do estabelecimento da rede europeia de literacia (Ação COST , 2014-2018) e New Materialism: Net-working European Scholarship on 'How Matter Comes to Matter (Ação COST, 2014-2018).
A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras organizou muitas atividades interessantes: o programa “Buddy” para estudantes internacionais, um clube de cinema, o Festival da Humanidade e da Solidariedade e a Enciclopédia da Migração.
Galeria
Rankings
- 1º no ranking universitário europeu - Europa Oriental
- 79º no ranking universitário europeu
- 200º no CWTS Leiden Ranking 2023
- 246º no QS World University Ranking
- 172º na área de empregabilidade de graduados
- 11 campos no TOP 200