Keystone logo

School of Agriculture - University of Lisbon

O Ph.D. internacional O programa de “Inovação Agrícola nas Cadeias Alimentares Tropicais” é oferecido conjuntamente pela "Escola Superior de Agricultura (ISA, ULisboa)" e pela "Escola Superior de Economia e Gestão de Lisboa (ISEG, ULisboa)" da Universidade de Lisboa, em colaboração com o "Instituto Nacional de Investigação Agropecuária e Veterinária (INIAV – Laboratório de Estado)". Um romance e inovador Ph.D. programa para alunos de países de clima temperado com competências em agricultura e cadeias agroalimentares que procuram a contextualização das regiões tropicais e para alunos de países tropicais que procuram confrontar as suas competências contextualizadas com a exposição a novos conhecimentos técnicos e científicos, através de uma experiência de formação internacional. Um curso líder que oferece educação teórica, metodológica e contextual de alta qualidade em agricultura tropical e cadeias de valor para orientar profissionais, empreendedores e futuros líderes de desenvolvimento bem-sucedidos na transformação das sociedades por meio do desenvolvimento de um setor agrícola moderno, sustentável e vital.

Por que escolher?

Reconhecimento da Universidade de Lisboa, detentora da melhor posição nacional em rankings internacionais, um corpo docente experiente em Unidades de Investigação de prestígio e elevada internacionalização. Vínculos históricos e contínuos com o ensino e transferência de conhecimento em agronomia tropical é uma forte marca identitária do ISA, sustentando um “ensino por projeto”. Possibilidade de frequentar o doutoramento. curso em regime intensivo, minimizando as estadias no estrangeiro e as despesas de deslocação. Sinergias através de ligações à rede AGRINATURA, ao Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (CENTROP) e às Escolas Superiores de Alimentação, Agropecuária e Florestas (F3) e Tropical (CTROP) da ULisboa. Sinergias com projetos internacionais com regiões tropicais, nos quais as três instituições estão envolvidas, bem como trabalho colaborativo conjunto nos países participantes.

Visão

Um curso líder que oferece educação teórica, metodológica e contextual de alta qualidade em agricultura tropical e cadeias de valor para orientar profissionais, empreendedores e futuros líderes de desenvolvimento bem-sucedidos na transformação das sociedades por meio do desenvolvimento de um setor agrícola moderno, sustentável e vital.

Por que escolher este programa de doutorado?

  • Reconhecimento da Universidade de Lisboa, detentora da melhor posição nacional em rankings internacionais, um corpo docente experiente em Unidades de Investigação de prestígio e elevada internacionalização.
  • Vínculos históricos e contínuos com o ensino e transferência de conhecimento em agronomia tropical é uma forte marca identitária do ISA, sustentando um “ensino por projeto”.
  • A participação no Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias (CECA), enquadrado pela UNESCO através do “Centro Internacional de Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Investigadores da CPLP” concede bolsas de doutoramento a estudantes dos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste.
  • Possibilidade de frequentar o doutoramento. curso em regime intensivo, minimizando as estadias no estrangeiro e as despesas de deslocação.
  • Sinergias através de ligações à rede AGRINATURA, ao Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (CENTROP) e às Escolas Superiores de Alimentação, Agropecuária e Florestas (F3) e Tropical (CTROP) da ULisboa.
  • Participação do ISA e do ISEG na Universidade Europeia UNITE! - Rede Universitária de Inovação, Tecnologia e Engenharia.
  • Sinergias com projetos internacionais com regiões tropicais, nos quais as três instituições estão envolvidas, bem como trabalho colaborativo conjunto nos países participantes.

Processo de aplicação

As candidaturas são dirigidas ao Presidente da Comissão Científica da Escola Superior de Agricultura da Universidade de Lisboa.

Todo o processo de candidatura deve ser instruído em inglês, englobando os seguintes documentos:

  • Cópia de documento de identificação válido (bilhete de identidade ou passaporte)
  • Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições de qualificação, nomeadamente, certificados dos graus académicos com indicação das respetivas classificações finais
  • Currículo
  • Proposta de projeto (máximo de 3.000 palavras; mencionando o contexto do estado da arte, principais objetivos e abordagem metodológica a ser seguida)
  • Carta de motivação
  • Duas cartas de referência/recomendação
  • Prova de proficiência em inglês (nível B1 ou superior de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), ou evidência alternativa de excelentes habilidades de comunicação em inglês) - se o candidato não for um falante nativo de inglês
  • A declaração refere que o candidato se compromete a cumprir o código de conduta da Universidade de Lisboa
  • Outros documentos considerados relevantes para a candidatura
  • Indicação do endereço de correio eletrónico para o qual são efetuadas todas as comunicações

Critérios de seleção e classificação

Os candidatos são selecionados e classificados pela comissão de coordenação do curso, por meio da análise dos documentos de inscrição e da realização de entrevistas.

a) Para a apreciação documental das candidaturas aplicam-se os seguintes critérios, valorados numa escala de 0 a 100, a que correspondem as ponderações indicadas:

  • Habilitações académicas (graus obtidos, adequação e classificação) - 25%
  • Motivação e adequação dos interesses de investigação ao Programa Doutoral (através da avaliação da carta de motivação) - 5%
  • Experiência profissional e competências para desenvolver investigação - 15%
  • Mérito científico, técnico e académico do curriculum vitae (através da avaliação do registo de publicações/comunicações) - 20%
  • Qualidade, relevância e novidade da proposta de pesquisa apresentada - 30%
  • Outras competências reveladas pela análise da informação prestada nas cartas de recomendação - 5%

A classificação da análise documental resulta da média ponderada das classificações obtidas em cada critério, sendo excluídos os candidatos com classificação inferior a 60 valores.

Todos os restantes candidatos são admitidos a uma entrevista, que visa o aprofundamento da informação documental, bem como a avaliação de outras competências manifestadas pelo candidato.

b) A entrevista é realizada em inglês e avaliada numa escala de 0 a 100, de acordo com os seguintes critérios:

  • Habilidades de comunicação
  • Competências analíticas relativamente ao âmbito do programa de doutoramento
  • Habilidades motivacionais
  • Habilidades interpessoais

São excluídos os candidatos com classificação inferior a 60 valores na entrevista.

A avaliação final dos candidatos resulta da média das notas obtidas na avaliação documental (60%) e na entrevista (40%).

  • Lisbon

    Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa – PORTUGAL, 1349-017, Lisbon

Programas

Perguntas

School of Agriculture - University of Lisbon