Curso de Doutorado em Terremotos e Riscos Ambientais - EEH
Chieti, Itália
DURAÇÃO
LÍNGUAS
Italiano
RITMO
Solicitar o ritmo
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2023
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
EEH é um Ph.D. estudo do curso ativado desde 2017 na Escola de Estudos Avançados G. d'Annunzio, no Departamento de Ciências Psicológicas, da Saúde e Territoriais (DiSPuTer) (Campus Universitario, Via dei Vestini, 31 - 66100 Chieti Scalo, Itália). O coordenador da EEH é Giusy Lavecchia, professor titular de Geologia Estrutural.
EEH se dedica a estudos de alta qualidade e pesquisas originais sobre perigos naturais e antropogênicos e suas consequências. Pretende-se construir uma comunidade de investigação multitarefa preocupada, por um lado, com a monitorização, modelação e avaliação dos perigos e, por outro, com a investigação do impacto nos indivíduos e na sociedade, finalizada com a concepção e implementação do risco estratégias de mitigação e adaptação. As habilidades do corpo docente da EEH, que vão desde Ciências da Terra e Física (ERC PE10) até Arqueologia (ERC SH6) e Psicologia (ERC SH4), tornam possível uma abordagem multitarefa para duas categorias de risco de alto impacto, que dizem respeito terremotos e poluição ambiental.
Caracterizando os tópicos de pesquisa e ensino da EEH estão:
1. Sismotectônica e sismogênese para avaliação de risco sísmico (responsável: prof. Giusy Lavecchia)
2. Geoarqueologia e arqueoseismologia para risco de patrimônio cultural e risco sísmico (responsável: prof. Oliva Menozzi)
3. Riscos endógenos e antropogênicos para mitigação de risco (responsável: prof. Francesco Stoppa)
4. Análise psicossociológica da percepção do perigo e comunicação do risco (responsável: prof. Nicola Mammarella).
Os alunos do EHH irão desenvolver e implementar a sua formação científica, mas, ao mesmo tempo, irão adquirir ferramentas e conhecimentos básicos sobre os problemas de perigo abordados de um ponto de vista diferente. Esta estratégia é crucial para educar e treinar uma nova geração de pesquisadores e técnicos capazes de combinar suas experiências específicas em um procedimento comum para uma gestão de risco bem-sucedida. Esse processo de enquadramento é urgente para aumentar a resiliência a terremotos e riscos ambientais e para reduzir o impacto de desastres naturais.
O curso está aberto a candidatos com mestrado em geologia estrutural, geofísica, geomorfologia, sismologia, arqueologia, geoquímica, petrografia, física, ciências ambientais, psicologia e sociologia. Dessa forma, os candidatos ampliarão suas competências específicas trabalhando em uma equipe de especialistas de diversas áreas.